domingo, 11 de novembro de 2007

No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho

Vendedor de castanhas



No dizer de um menino de 12 anos, a propósito do verão de S. Martinho "O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol."


Acerca deste assunto, escreve o conceituado etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990): «O S. Martinho, como o dia de Todos os Santos, é também uma ocasião de magustos, o que parece relacioná-lo originariamente com o culto dos mortos (como as celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos). Mas ele é hoje sobretudo a festa do vinho, a data em que se inaugura o vinho novo, se atestam as pipas, celebrada em muitas partes com procissões de bêbados de licenciosidade autorizada, parodiando cortejos religiosos em versão báquica, que entram nas adegas, bebem e brincam livremente e são a glorificação das figuras destacadas da bebedice local constituída em burlescas irmandades. Por vezes uma dos homens, outra das mulheres, em alguns casos a celebração fracciona-se em dois dias: o de S. Martinho para os homens e o de Santa Bebiana para as mulheres (Beira Baixa). As pessoas dão aos festeiros. vinho e castanhas. O S. Martinho é também ocasião de matança de porco.» (in As Festas. Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987).


Para mim, que adoro comemorar e manter algumas das tradições, o S. Martinho "é a noite de reunir os amigos (ontem, 10 à noite), cobrir a mesa com uma toalha florida, assar castanhas, bebericar vinho tinto e jeropiga, contar e ouvir hoistórias, imaginar os cortejos antigos pelas adegas a provar os vinhos novos. Fica-me a vontade de aderir às comemorações de Santa Bebiana".

Sem comentários: