domingo, 11 de novembro de 2007

A propósito da felicidade


Porque este é um tema interessante que muitos rejeitam e, porque cada vez mais parecem existir teorias que ligam os ganhos em saúde à felicidade, ao amor e ao bem estar emocional, fui seleccionar três citações de um escritor, um romancista e um jornalista/editor para me ajudarem a reflectir sobre esta questão, sabendo que mais de 2000 anos de tentativas para explicar e compreender a felicidade, a humanidade quase não obteve progressos:

"As almas infelizes envelhecem cedo." Camilo Castelo Branco
"É possível que o homem viva sozinho, mas não creio que isso seja felicidade." Benjamim Franklin
"A felicidade só cria recordações felizes." Balzac

Depois pedi a três pessoas que me definissem felicidade: (i) A felicidade para mim é feita de momentos que me deixam o coração leve e tranqüilo. É feita de ver as pessoas bem, mesmo as que não são do meu convívio directo. (ii) A felicidade para mim é ver uma flor bonita e perfumada, o sorriso de uma criança, de ver as pessoas realizando os seus sonhos, ...; (iii) A felicidade para mim é sentir-me bem ou sentir prazer.

Depois ainda, perguntei a um doente, que me respondeu: "A sorte é um acaso, a felicidade parece ser uma vocação e eu quero ser feliz".

Jean Jacques Rousseau poeticamente disse que “A sede de felicidade nunca se extingue no coração do homem.”, enquanto Thomas Jefferson sentiu tão fortemente “a procura da felicidade” que a introduziu na Declaração de Independência Americana como um inalienável direito.

Sem comentários: